A IMPRENSA DE CUYABÁ

Quarta-feira, 09 de Março de 2022, 15h:33

Neila Barreto: jornalista, professora, escritora e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MT

A presidente relata os desafios na presidência do IHGMT e sua trajetória profissional

Elisamar Gois - 360 News

NEILA MICROIF VESTIDO VERMELHO GDE

Neila Barreto

Neila Barreto, natural de Rosário Oeste-MT, formada em jornalismo e mestre em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), sendo a segunda mulher na presidência da entidade.

Essa é a primeira gestão de Barreto no IHGMT, ela comentou o quanto é difícil presidir uma instituição de 103 de histórias, mas sem recursos para sua manutenção. Acrescentou ainda que, com esses mais de cem anos, só teve duas mulheres presidentes.

Vele ressaltar que, essa eleição do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso funciona como uma prova de mestrado, pois os candidatos passam por uma banca avaliadora.

Barreto ressaltou que apesar dos desafios que as mulheres enfrentam, ela conseguiu se fazer ouvida sem precisar de enfrentamentos. “Eu acho tão fácil trabalhar a sociedade, as relações interpessoais o ambiente por ser mulher. Parece que eu consegui um jeito de conversar com as pessoas por mais que o assunto seja difícil. É um processo de aprendizado que a mulher tem”, detalhou.

Na sequência, ela completou citando os avanços conquistados pelas mulheres, desde o direito ao voto, a se divorciar e assumir cargos de autoridades.

Barreto citou também uma superação de um câncer de mama e conclama a todas as mulheres a sempre ter cuidado com tudo que envolve o seu corpo. “Tudo que é descoberto no início com os avanços da medicina são superados. Sou vitoriosa e desejo a todas o mesmo”, disse a presidente.

Relembrou sua origem, dos desafios na vida profissional e o quanto se considera uma mulher vitoriosa por ter transposto tantos obstáculos impostos pela sociedade nos caminhos das mulheres.

Neila Barreto é professora aposentada e já trabalhou em assessorias de imprensa de Cuiabá e também é escritora tendo vários livros publicados, dentre eles estão: Águas de Beber no espaço urbano de Cuiabá, Sarita Baracat de Arruda: Vida e Trajetória Política, Gente que fez e faz Cuiabá e outro com co-autoria como por exemplo, Cinquenta Anos do TCE-MT.

Barreto também ocupa a Cadeira de número 19 na Academia Mato-Grossense de Letras (AML). Além disso, escreve toda sexta-feira para o site “HiperNotícias”, tendo como foco abordar temas relacionados ao meio ambiente e as mulheres invisíveis de Cuiabá, seriam as que não são citadas com frequência na história da cidade.