Valerio de Oliveira Mazzuoli
No dia 12 de agosto próximo o Cine Teatro Cuiabá será palco do lançamento do primeiro livro do Maestro Fabrício Carvalho, pessoa cujas credenciais dispensam qualquer apresentação. Além de diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFMT, o Maestro Fabrício é também um escritor de escol. A sua recém lançada obra Outros Ensaios – Reflexões sobre Arte e Sociedade retrata o que há de mais atual e contemporâneo em nosso círculo, fruto de sua contribuição contínua na imprensa mato-grossense há vários anos.
Mais pela sua amizade que pela minha competência, fui brindado a prefaciar – e espero tê-lo feito a contento – este seu belo e significativo livro, que chega agora aos leitores pelo selo da Editora Umanos.
Na obra o leitor encontrará outro Maestro Fabrício, agora preocupado com a situação do Brasil atual e engajado nas transformações sociais de que a nossa sociedade tanto carece. Ele, seguramente, é a nossa estrela maior da arte e da cultura em Mato Grosso, não só pelo seu papel de propagador das várias expressões musicais, senão também pelo trabalho de levar a arte e a cultura aos rincões mais longínquos deste Estado.
Todas as semanas o Maestro Fabrício brinda os seus leitores com a análise de temas variados, eleitos a seu critério, publicados nos principais periódicos de Mato Grosso, com repercussão que se espraia para todo o Brasil. Seus comentários e suas preocupações têm atingido milhares de interessados, como eu, preocupados em conhecer a visão deste intelectual e artista sobre os temas lançados à luz nos periódicos do nosso Estado.
Este seu livro primogênito reúne os principais ensaios publicados pelo Maestro nos últimos anos, revelando a sua visão de mundo – sobretudo da arte, da cultura e da política – e o seu entendimento sobre cada qual dos temas investigados. Como o leitor atento poderá perceber, não se trata de assuntos intrinsecamente ligados, não obstante os temas artísticos, culturais e políticos seguirem sempre uma linha absolutamente coerente de pensamento. Ademais, o que revela a beleza desta publicação é exatamente a diversidade que nela se faz estampar, seja a de assuntos ou a de ideias e pontos de vista.
Quem, como eu, conhece o Maestro Fabrício Carvalho e desfruta de sua amizade há tantos anos sabe como a diversidade é também regente da sua própria vida, não apenas advinda da alma do respeitado artista e músico, senão também de sua presença marcante em outros palcos, como o político.
De fato, na personalidade e na conduta do Maestro Fabrício há sempre essa marca constante, perceptível a todos, de respeito à multiplicidade de ideias e de aquiescência plena ao debate, com ações concretas e sem conjecturas. Tal é o que o retira da condição – cômoda a muitos intelectuais – de expectador à distância dos problemas apresentados, trazendo-o para o cerne do debate social (artístico, cultural, político etc.) presente nos tempos atuais em Mato Grosso e no Brasil.
Este livro é resultado deste engajamento constante do Maestro Fabrício Carvalho nos problemas e questões do nosso tempo, sempre com uma visão particular e polida dos acontecimentos mais marcantes. O leitor perceberá, em todos os textos ali estampados, uma visão de futuro – também muito própria do seu autor – e a propositura de soluções para os problemas apresentados. Além do mais, o seu livro é também um descer em níveis, quer em temos de propositura como de análises dos assuntos da ordem do dia nele versados, imprescindíveis à compreensão de muitos dos problemas passados hoje em nosso meio e em nossa sociedade.
É verdadeiramente importante que se condense em volume único as análises e angústias do autor sobre os assuntos eleitos para a investigação, razão pela qual o seu livro vem em boa hora, não só porque brinda os seus amigos e leitores com as suas proposições, senão também porque lega às gerações futuras as análises presentes sobre as questões debatidas, registrando na história os momentos conturbados dos dias presentes.
Como se não bastasse, a leitura dos capítulos do livro é leve e prazerosa, pois a sua escrita é sóbria e elegante, como é, ademais, a postura pessoal do Maestro Fabrício Carvalho desde sempre. A leveza dos textos, não obstante, é inversamente proporcional às problemáticas debatidas, todas versando aspectos da ordem do dia das questões do nosso Estado e do País, para além daquelas de índole também internacional.
Me sinto honrado em ter lido em primeira mão o livro do Maestro Fabrício Carvalho e em ter sido escolhido por ele para prefaciá-lo. Tal se deve, exclusivamente, à amizade frutífera e sincera que nutrimos um pelo outro há tanto tempo, razão de ser da honraria que me concedeu. Que o privilégio que tive com a leitura do livro possa ser também sentido pelos demais leitores, especialmente naqueles temas que nos aproximam da arte e da cultura em geral.
De minha parte, só posso augurar os mais retumbantes sucessos com esta publicação, desejando que seja a primeira de muitas outras que em futuro aproximado virão. Por outro lado, não tenho dúvidas de que tal estampa abrirá novos caminhos aos leitores interessados e incentivará a nossa sociedade ao debate profícuo de ideias, pois é por meio desse exercício intelectivo que os desafios contemporâneos mais prementes poderão ser vencidos. Compreendamos, pois, o que o Maestro tem a dizer!
Valerio de Oliveira Mazzuoli Membro-efetivo da Academia Mato-Grossense de Letras (Cadeira nº 36) Professor Associado da Faculdade de Direito da UFMT Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Direito Advogado em Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal