A IMPRENSA DE CUYABÁ

Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022, 15h:45

Ipês sobrevivem à seca e seu colorido embeleza Cuiabá

Ana Beatriz Chireia - Especial para o GD

ipes coloridos

 

Durante os meses de junho a setembro, o Ipê marca presença pelas ruas de Cuiabá e colore a cidade com suas pétalas.  Conhecida como uma das flores símbolo do Brasil, tem como características forte as flores de cores vibrantes. A árvore, que pertence à família Bignoniaceae, sempre perde todas as suas folhas antes de floria. O que dá a impressão de que ela está seca, morte, mas logo a vida aparece em seus galhos e as novas sementes garantem "herdeiros".


Já diziam os mais velhos, que o ipê precisa perder toda vitalidade para que, só assim, possa florir de forma bela e chamar a atenção de todos para si. E, por isso, que essa árvore consegue se destacar tanto no cenário de seca, por suas cores vibrantes que após poucos dias, formam um tapete de pétalas no chão.

Em Cuiabá, existe uma grande quantidade de ipês, de variadas cores. Em frente à Rodoviária de Cuiabá, na Avenida Arquimedes Pereira Lima, na Rodovia Palmiro Paes de Barros são alguns lugares que enfeitados pelo colorido das árvores.


Existem 5 cores conhecidas de ipê: o roxo, amarelo, rosa, branco e o verde. Todos esses são nativos do Brasil, porém algumas espécies, como o ipê verde são mais dificilmente encontradas.


O ipê pode ser cultivado em casa, em vaso, porém é preciso muito espaço para que a planta se desenvolva bem, já que ela pode alcançar os 3 metros, dependendo da espécie.