Biopirataria e ameaças ao meio ambiente causadas pelo tráfico de animais estão entre os temas da programação realizada, nesta terça-feira (4), no Sesc Escola Cuiabá, em alusão ao Dia da Natureza. Os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de seus pais poderão assistir uma palestra com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso (BPMPA-MT). Após a troca de experiências, os participantes serão presenteados com mudas de plantas, selando o momento de aprendizado.
Os militares organizaram em parceria com a unidade de ensino uma exposição de animais empalhados, resgatados durantes as ações policiais. Exemplares de borboletas e mariposas também serão apresentados pelo Laboratório de Scarabaeoidologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A iniciativa é parte do projeto ‘Conservação das Espécies: protegendo a natureza, protegendo a vida’, que envolve toda a comunidade escolar ao longo do ano letivo, compartilhando saberes sobre educação ambiental. A ação, idealizada por professoras da Educação Infantil do Sesc-MT, focou inicialmente nas crianças que começam a ouvir os primeiros conceitos a respeito do assunto, a partir dos 3 anos de idade, e conforme crescem, o seu nível de envolvimento também aumenta. Os educadores do Laboratório de Ciências da unidade abraçaram a causa, ampliando o alcance do projeto para outras séries da escola.
O tema é trabalhado com leveza por meio das artes, como o borboletário humano, confeccionado pelos alunos, explorando as formas e cores dos insetos e também colocando a mão na massa, ao plantar ervas medicinais no ‘Espaço Cultivar’ que serão degustadas durante o evento.
Segundo o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, o objetivo é oferecer aos alunos a oportunidade de estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática. “Almejamos a construção de uma cultura escolar científica por meio da alfabetização científica, buscando uma leitura de mundo pelas lentes da natureza”, fala Rissato.
O gerente do Sesc Escola Cuiabá, Juliano Prado, explica que outro ponto é a formação social dos estudantes que entendem o papel dos órgãos fiscalizadores e passam a atuar como parceiros. “Será reforçada a importância da denúncia para auxiliar no combate de crimes ambientais e serão apresentados os canais para formalizar a reclamação.
Os estudantes irão aprender que são agentes de transformação e que podem auxiliar a garantir a sobrevivência de animais em extinção, por exemplo”, diz Juliano Prado.
Sesc Escola
O Sesc Mato Grosso mantém duas unidades do Sesc Escola, sendo uma em Cuiabá e outra em Rondonópolis. Os estudantes são assistidos por um corpo docente altamente capacitado que estimula os estudantes a atuarem como protagonistas na construção dos saberes. Os espaços de ensino acolhem atividades que conectam os membros da comunidade escolar aos acontecimentos do mundo, dando dinamismo ao processo de aprendizagem. Saiba mais: https://bit.ly/sescescola.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.