A IMPRENSA DE CUYABÁ

Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2023, 17h:43

Academia de Letras e Secel realizam "Era uma vez"

"Era uma vez" é o tema da primeira atração do Sarau Literomusical 100+1, projeto da Academia Mato-Grossense de Letras em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer.- Secel/MT

Lorenzo Falcão/MAB

sarau aml

 

"Era uma vez". É por aí, com contação de histórias e papo cabeça, que a Academia Mato-Grossense de Letras abre sua programação em 2023, já na próxima quinta-feira (19). Aproveitando as férias escolares, a AML, uma instituição secular de Mato Grosso, inaugura o seu projeto Sarau Literomusical 100+1, uma parceria com o Governo de MT, através da  Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer-Secel-MT.

Serão oito eventos até agosto e a abertura é destinada especialmente ao público infantojuvenil (7 a 12 anos), uma faixa etária que, em janeiro, não precisa necessariamente ficar em casa. Com a participação de artistas especialmente convidados e escritores que têm assento na Academia, o "Era uma vez" vai acontecer das 15 às 18h, na sede da AML, prédio histórico cuiabano, também conhecido como Casa Barão. Com uma programação dinâmica que combina literatura, artes cênicas e música.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Devem ser feitas, via whatsapp, pelos celulares 98412 9090 (Zilda Carracedo) e 99227 6215 (Ronaldo Silva ). Quem não  puder assistir ao vivo, tem o recurso para ver em tempo real ou no pós evento, basta acessar o canal da AML no YouTube,  
https://www.youtube.com/@academiamato-grossensedele7697


"Estamos começando 2023 com a realização desse projeto que abre as portas da Academia ao público, com muita alegria. Agradecemos a parceria da Secel-MT, que possibilitou a realização do Sarau Literomusical 100+1, continuidade de um projeto iniciado no centenário da instituição, incentivando a visibilidade dos saberes e fazeres culturais", ressalta Sueli Batista,  presidente da AML.
 

Fotos: Kelly Lelis/Entrevia

36536FE4-A48B-41F1-9651-71D3A2AB729B.jpeg

Sueli Batista, presidente da AML, escritores acadêmicos da instituição e o contador de histórias Maurício Ricardo



O Termo de Fomento voltado a mútua colaboração foi uma das parcerias firmadas na gestão de Sueli Batista, dando sequência ao estimulo às práticas culturais literárias e intercâmbio de experiências entre os "imortais",  artistas e a comunidade.

Para esta primeira edição do sarau, Maurício Ricardo, ator e contador de histórias é o principal artista convidado. Pela AML participam os escritores Aclyse de Mattos, Maria Cristina de Aguiar Campos e Marta Cocco. Terá ainda  singular participação do grupo musical infantil Pequena Luz.

Abaixo, conheça um pouco do trabalho dos artistas que estarão em "Era uma vez".
 


Maurício Ricardo

Foto: Kelly Lelis/Entrevia

8320CAEE-4638-4F56-A1CB-43B2578C1622.jpeg

Maurício Ricardo- Contador de Histórias


Mauricio Ricardo
 é ator, produtor e contador de histórias no estado de Mato Grosso, onde nasceu, no município de Santo Afonso. Foi fundador da Cia Porrada de Teatro e cofundador da Casa da Cena, espaço para vivências e pesquisas artísticas. Possui graduação em Letras com habilitação em língua francesa e suas respectivas literaturas pela UFMT. Desde o ano de 2003, vem atuando profissionalmente no estado ofertando oficinas e cursos nas áreas de contação de histórias e teatro infantil e adulto.

Mauricio Ricardo vai levar à cena dois espetáculos literários no evento. O  primeiro é "Lendas Negras da Baixada Cuiabana", a partir de textos escritos  pelo professor de Língua Portuguesa Hélio Taques e por Maurício. A proposta da encenação é perpetuar e proteger a memória de personagens mato-grossenses como Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia e Maria Taquara.

O segundo espetáculo propõe um mergulho na poética de Manoel de Barros a partir da oralidade. ``As Tessituras de Manoel de Barros´´ é uma performance de contação de histórias baseada na obra homônima do escritor


Escritores da AML

Vão representar a Academia Mato-Grossense de Letras neste "Era uma vez", duas autoras e um autor, todos com expressivas trajetórias literárias. O trio tem experiência com literatura infantojuvenil e cada um selecionou trechos de suas respectivas obras para entreter o público, com ênfases cênicas e musicais.


Foto: Kelly Lelis/Entrevia

C3421324-3AEC-4DCA-81C0-D8BBD53FD29B.jpeg

Aclyse de Mattos-Escritor, vice-presidente da AML

 
Aclyse de Mattos nasceu em Cuiabá. É professor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Mestre pela USP e doutor pela UFMG. Escritor e poeta com assento na Academia Mato-grosssense de Letras, Cadeira 3, atualmente na vice-presidência. Com 11 livros publicados, ele vai se valer de duas obras de sua autoria no evento: "Sabiapoca" e "Motosblim – a incrível enfermaria de bicicletas", ambos com pegada infantojuvenil. 
 

Foto: Kelly Lelis/Entrevia

DCFD8BEE-DEE0-4F2B-B89B-9876B16C283C.jpeg

Cristina Campos- Escritora, doutora em Educação


Maria Cristina de Aguiar Campos nasceu em Presidente Prudente (SP), mas tornou-se cuiabana já no seu primeiro ano de vida. Doutora em Educação (USP, 2007); mestra em Educação (UFMT, 1999); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (UFMT, 1995) e Semiótica da Cultura (UFMT, 1996). Professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pelo IFMT – Campus Cuiabá. Ocupa a Cadeira 16 na Academia Mato-grossense de Letras. É organizadora do site Biblioteca Digital do Intensivismo (www.intensivismo.com.br). É autora de seis livros e sua performance vai abranger trechos de duas obras: "Conferência no Cerrado" e "Papo cabeça de criança travessa".

Foto: Kelly Lelis/Entrevia

Jpgn

Marta Cocco, escritora, doutora em Letras e Linguística

 
Marta Cocco nasceu em 18/09/66 em Pinhal Grande-RS, veio para Mato Grosso em 1992 e atualmente reside em Tangará da Serra. É professora de Literaturas da Língua Portuguesa da UNEMAT, tem mestrado em Estudos Literários (UFMT) e doutorado em Letras e Linguística (UFG). Integra a Academia Mato-Grossense de Letras - Cadeira 18. É autora de 16 livros, sendo 7 de literatura infantil. Para esta apresentação vai abordar alguns de seus escritos, do livro "As coisas cansadas das mesmas coisas". 
 

Pequena Luz
 

Divulgação

E89CFEAF-E0BE-4C2A-A8EF-360650906D52.jpeg

Pequena Luz, Grupo Musical




O grupo musical infantil Pequena Luz atua desde 2016, apresentando um trabalho voltado a música e dança. Fará duas apresentações especiais no evento, sob a direção de Késsia Regina de Oliveira, idealizadora do grupo.


É a terceira vez que se apresenta na Casa Barão. A primeira foi em dezembro de 2021, quando a Academia Mato-Grossense de Letras, realizou a cantata de Natal, nas janelas da sede. As meninas do Pequena Luz emocionaram o público com uma bela performance artística. E vai repetir a dose na próxima quinta-feira (19).
 
 
 
SERVIÇO

O QUE: "Era uma vez" - 1º Sarau Literomusical 100+1, destinado ao público infantojuvenil

QUANDO: quinta-feira (19), das 15 às 18h

ONDE: Academia Mato-Grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869

QUANTO: evento gratuito

ONLINE
Link do YouTube para assistir em tempo real ou no pós-evento
https://www.youtube.com/@academiamato-grossensedele7697

INSCRIÇÕES: pelos celulares (whatsapp) 98412 9090 (Zilda Carracedo) e 99227 6215 (Ronaldo Silva).

REALIZAÇÃO: Academia Mato-Grossense de Letras em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer - Secel-MT
 
TODA PROGRAMAÇÃO 
 
As datas e a programação já foram divulgadas pela AML. A cada mês serão informados todos os participantes.  
Agendem as datas, todos os eventos serão gratuitos. O próximo evento infantil será em julho.
Eu 
 
19 de Janeiro
 
Era uma vez - Papo Cabeça e Contação de histórias. Espetáculo com sons, músicas e oralidade.
 
 
15 de  Fevereiro 
 
Ô Abre Alas! - Oficina literária de cordel e musical relembrando marchinhas
 
01 de Março
 
Vozes Femininas - Oficina literária, papo cabeça e  musical reverenciando grandes intérpretes e compositoras
 
19 de Abril
 
Ikuiapá- Papo cabeça e oficinas de literatura indígena e do linguajar cuiabano.  Musical reverenciando os povos indígenas e Cuiabá
 
19 de Maio
 
Poesia da pele- Papo cabeça e oficina de literatura negra. Musical reverenciando poetas, compositores e cantores negros 
 
21 de junho
 
Arraiá das letras- Papo cabeça,  oficina de literatura regionalista e identidade cultural. Musical com artistas regionais
 
19 de julho
 
Passeio lúdico- A criança navegando no imaginário das letras. Papo cabeça, palavras faladas e cantadas. Musical - Algumas canções da arca
 
24 de Agosto
 
Palavragem-  Papo cabeça: os processos criativos do poema visual ; oficina : Jornada da Palavra: os caminhos para publicação do livro.
Musical - reverenciando a poesia que toca a alma
 

Divulgação

57780BCB-64C2-4E6E-B16F-6C96FBAEBBC8.jpeg