A IMPRENSA DE CUYABÁ

Quarta-feira, 19 de Abril de 2023, 14h:35

Saiba quem é Gonçalves Dias, ministro do GSI que aparece em imagens da CNN durante ataques do 8 de janeiro

General da reserva, Marco Edson Gonçalves Dias atuou na segurança de Lula em seus dois primeiros mandatos e durante a pré-campanha das eleições de 2022

CNN Brasil

General Dias

 Marco Edson Gonçalves Dias do GSI durante cerimônia de apresentação de oficiais recém-promovidos das Forças Armadas, realizado na Palácio do Planalto, cidade de Brasília, DF, nesta terça feira, 04. 04/04/2023

Nesta quarta-feira (19), a CNN divulgou imagens exclusivas que mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, dentro do palácio do Planalto durante a invasão do prédio que ocorreu em 8 de janeiro.

O general Marco Edson Gonçalves Dias foi anunciado pela equipe de transição do governo federal ainda em dezembro de 2022 como chefe do GSI, órgão responsável por assessorar o presidente da República em assuntos militares e de segurança.

Quando major e tenente-coronel, Gonçalves Dias atuou na segurança pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante seus primeiros mandatos, entre 2003 e 2009, como Secretário de Segurança da Presidência da República.

Ele voltou a colaborar na segurança de Lula durante a campanha das eleições para a Presidência da República em 2022.

Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ele atuou na 6ª Região Militar, responsável pela administração de pessoal e logística do Exército na Bahia. Em 2012, foi afastado da função quando houve uma greve de policiais no estado e Dias foi filmado recebendo um bolo de aniversário dos policiais grevistas.

Mesmo assim, o militar ainda chegou a ser chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional de Dilma.

Gonçalves Dias nasceu em 1950, na cidade de Americana, em São Paulo.

Imagens exclusivas da CNN mostram Gonçalves Dias no Planalto durante ataque aos Três Poderes

Às 16h29 de 8 de janeiro, duas câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto registraram imagens do ministro-chefe do GSI caminhando sozinho no terceiro andar do Palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Ele tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.

Após alguns minutos, o ministro aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens sugerem que ele indica a saída de emergência ao grupo de criminosos.

Em seguida, surgem nas imagens outros integrantes do GSI, que parecem indicar também o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto.

As imagens exclusivas a que a CNN teve acesso mostram que em vários momentos funcionários do GSI e os invasores circulavam no Palácio do Planalto.

No terceiro andar, onde as câmeras registraram as imagens do ministro, os criminosos quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século 17, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, além de revirarem gavetas e móveis.