A produção de energia limpa no Brasil já é uma realidade. A produção da micro e minigeração de energia através de painéis fotovoltaicos inclusive alcançou a marca de 21 GW de energia na última semana, se consolidando como a segunda fonte de energia que mais cresce no país.
Assim, ter integradores bem preparados faz toda a diferença para receber a demanda em crescimento e é justamente com o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais do mercado solar que Cuiabá, capital do Mato Grosso, recebe o Solar Experience na próxima semana.
O evento é caracterizado como uma imersão técnica, bem como uma experiência diferente do profissional. Ele acontecerá entre os dias 24 e 25 de maio, no Hotel Gran Odara. Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com o Mercado Solar, o evento acontece em formato 360º e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, networking de impacto, negócios, tecnologia e experiências surpreendentes.
Na ocasião, segundo a organização, o participante poderá ter acesso a 16 horas de conteúdos técnicos e práticos que vão transformar a rotina do empreendedor solar. O objetivo principal está no aprimoramento técnico tanto em processos de engenharia quanto em aplicações práticas. Além disso, será possível acompanhar temas relevantes como novos modelos de negócios, projetos da instalação ao comissionamento, inovação tecnológica, regulamentação e desenvolvimento pessoal.
Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias e Eventos, destaca que o evento é caracterizado como uma nova experiência ao integrador. Algo bastante diferente do que já foi entregue até aqui.
“Entender o mercado é uma arte, é sempre um desafio, porém no mercado de eventos acaba sendo ainda maior porque além de ser feito tudo ao vivo, os fatores que podem levar o processo a ter algum problema são realmente muito fortes. O Solar Experience é um evento de mentoria. Nossa proposta é um evento onde os palestrantes fossem diferentes, não estivessem participando já em vários eventos ao mesmo tempo, trazer algo diferenciado de se trabalhar em bloco, com uma comunicação visual moderna, formato 360º. Esse evento com certeza vai se tornar o maior evento de mentoria do setor de energia solar fotovoltaica e geração distribuída’’, pontua ele.
Vale destacar que a imersão já passou por São Paulo, em fevereiro, e agora reúne os integradores da região centro-oeste para alavancar seus conhecimentos. Cuiabá, no entanto, foi escolhida para sediar o evento justamente pelo potencial de Mato Grosso na produção de energia renovável.
Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) revelam quem 94% da energia produzida pelo estado é através de fontes renováveis. Hoje mais de 1 GW de energia é produzida pela geração distribuída do estado segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o potencial de Cuiabá, entra em destaque, uma vez que a capital mato-grossense é a quarta no ranking municipal de potência instalada da fonte solar segundo a agência.
O crescimento deve ser ainda maior na região principalmente após o anúncio do governo do estado sobre novos incentivos fiscais, bem como novas linhas de crédito para a implantação das usinas.
Para Isaque Guanabara, CEO do Mercado Solar, o Solar Experience vem em um ótimo momento de crescimento do setor e traz um conceito totalmente novo ao mercado. Diferente de todos os eventos já vividos pelo integrador até aqui.
“Esse evento é a maior imersão técnica do mercado de energia solar fotovoltaica, onde nós temos palestrantes que vivem e são referência em cada um dos segmentos, trazendo novas experiências e referências do setor” finaliza ele.
Quem deseja participar do Solar Experience em Cuiabá ainda pode fazer sua inscrição no site oficial do evento através do link: https://www.solarexperience.eco.br/site/cuiaba/ , assim como conferir toda a programação dos dois dias de evento.