A IMPRENSA DE CUYABÁ

Segunda-feira, 29 de Maio de 2023, 18h:50

Prefeito decreta situação de emergência após temporal em Chapada dos Guimarães

Cerca de mil pessoas foram afetadas diretamente com os danos causados pela chuva, além do rompimento da barragem da captação do monjolo

DO REPÓRTERMT

rua destruida chapada

 

O prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), Osmar Froner, decretou situação de emergência no município pelos próximos 180 dias, nas áreas afetadas pelo temporal deste domingo (28). O Decreto Municipal nº 40/2023 foi assinado nesta segunda-feira (29).

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o volume de chuva registrado na noite de domingo foi de 221mm, o equivalente às chuvas esperadas para um período de 30 dias.

Mais de 1 mil pessoas foram afetadas diretamente com os danos causados pela chuva, em regiões como: Olho D'água, Centro, Véu de Noiva, MT-515, Ramis Bucacir, São Sebastião, Capão do Boi. Além do rompimento da barragem da captação do Monjolo. 

O decreto deve garantir maior agilidade da Prefeitura nas ações emergenciais de auxílio à população. 

Após quase dois meses sem chuvas significativas, a chuvarada voltou de forma intensa em vários municípios. Em Chapada, vários pontos de alagamento foram registrados pelos moradores. Em um dos vídeos, é possível ver a forte correnteza cobrindo uma das ruas da cidade. 

No mesmo vídeo, um comerciante mostra como o bar em que estava ficou alagado, devido à água da chuva que entrou no local. Assista o vídeo abaixo.

Ruas e avenidas da cidade ficaram esburacadas, muros de escolas caíram, residências, bares e restaurantes ficaram alagados, além de famílias isoladas em trechos de estradas rurais e pontes, prejudicando o escoamento da produção, o tráfego dos moradores e o transporte escolar.

O prefeito Osmar Froner explicou que grande parte da malha viária do município possui solo arenoso, suscetível ao processo erosivo no leito, e que exigem recursos financeiros extras para investimentos. Com uma área territorial de 6.6032 Km2, o município possui 398,68 Km de rodovias estaduais não pavimentadas, estradas vicinais com extensão de 2.521,32 Km e 135 pontes de madeiras.

“Com a ocorrência excessiva de chuvas, como a chuva registrada neste domingo, os serviços de recuperação de estradas, pontes, aterros, tapa buraco, ficam prejudicados causando danos ao escoamento da produção agropecuário, do transporte escolar que percorre 4.800 km por dia, dos bens e serviços da população”, disse o prefeito.

Uma força-tarefa foi criada para atuar na limpeza e remoção de lama, lixo e entulhos nos bairros, prestar assistência às vítimas desabrigados e/ou desalojados.