Olhar Direto
Casa Barão
A presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Sueli Batista, disse ao HNT que o novo edital abrindo inscrições para três cadeiras na instituição deve ser divulgado até a próxima segunda-feira (17).
O certame anterior foi anulado devido erro de digitação em uma palavra no estatuto da Casa.
Sueli Batista garantiu que a intercorrência não causará prejuízos aos candidatos que poderão submeter seus nomes até 20 dias após a publicação.
“Vamos republicar o edital devido o estatuto da Academia de Letras voltar por conta de uma palavra que estava incorreta. Nós vamos receber o estatuto novamente e vou fazer uma nova publicação assim que o receber”, disse a presidente da AML nesta segunda-feira (10).
Sueli explicou que a espera é para evitar que práticas antigas, como o voto por correspondência, sejam adotadas.
“Estamos fazendo tudo dentro do que vai ser melhor. Se publicado novamente e não vem o estatuto do cartório com atualização, vou ter que fazer as práticas antigas e todos querem mudanças”, esclareceu a presidente à reportagem.
Reprodução/Acervo AML
Presidente da AML, Sueli Batista, garante que não haverá prejuízo aos candidatos
CADEIRAS
Os novos imortais irão ocupar as cadeiras 17, 23 e 30 cujos patronos são o jornalista e poeta Avelino Tavares, o político e cronista Antônio Gonçalves de Carvalho, e o engenheiro e escritor Manuel Espiridião da Costa Marques.
Os escritores que faleceram e abriram espaço para o ingresso de membros foram Avelino Tavares, Tertuliano Amarilha e Francisco Leal de Queiroz.
A condição prévia para pleitear uma das vagas é ter uma obra publicada em qualquer gênero literário com reconhecido valor cultural, ser mato-grossense nato ou residir no estado há cinco anos.
As inscrições serão feitas na sede da AML.