Ao menos 5 prefeitos da região Oeste de Mato Grosso, faixa de fronteira com a Bolívia, devem ir no aniversário de 275 da cidade de San Ignácio de Velasco, cobrar a construção de um asfalto de integração entre o país vizinho e MT.
Denominado “estradeiro Brasil/Bolívia”, a ação ainda vai levar 9 carretas em comboio, com faixas cobrando autoridades da Bolívia e do Brasil sobre a pavimentação da rodovia que liga San Ignácio de Velasco (BO) a Vila Bela da SS Trindade (MT).
Também é reivindicada a instalação de uma Aduana na divisa entre os países, com objetivo de facilitar trâmites burocráticos na importação e exportação de produtos.
O estradeiro acontece entre 29 e 30 de julho. No domingo (30) haverá um desfile em comemoração ao aniversário de San Ignácio de Velasco, onde a comitiva brasileira deve desfilar no ato solene organizado pelas autoridades vizinhas.
Ao LIVRE, o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Dr. André Bringsken afirmou que os prefeitos de Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D’Oeste e Pontes e Lacerda devem confirmar presença no estradeiro.
“O acesso por Mato Grosso já está em execução na MT-473, no qual o governo dividiu em 3 etapas de licitação. A Aduana, estamos contando com apoio federal dos senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e do ministro da Agricultura Calos Fávaro. Agora vamos chamar atenção das autoridades bolivianas no desfile”, disse Bringsken.
Segundo André, o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda foram convidados para o estradeiro, mas ainda não confirmaram participação.
O estradeiro é organizado pela Prefeitura Vila Bela da SS Trindade, Comitê Pró-asfaltamento e Integração Brasil/Bolívia e Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda (ACEPEL).