A IMPRENSA DE CUYABÁ

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 12h:30

Falar bem: dom ou resultado de treino?

Quanto mais praticamos, mais evoluímos no processo da comunicação

articulista colares

 Luzimar Collares

Quando vemos alguém que se comunica bem, tem uma oratória perfeita e consegue comandar uma audiência com maestria, um questionamento que surge com frequência é: essa habilidade é um dom ou depende de treino para alcançar a excelência?

Imagine uma pessoa que tenha uma voz bonita, uma boa dicção e um vasto vocabulário. Mesmo com todas essas qualidades, pode não ser um(a) bom(boa) comunicador(a) se não gostar de falar na frente dos outros ou se não tiver oportunidade de expressar o que pensa. Comunicação eficaz depende de treino, de hábito e de não ter medo de se expor.

A fonoaudióloga Alessandra Abdala explica que, para muitos, falar em público é motivo de sofrimento e impotência: “É como se os bons comunicadores fossem abençoados com o dom da fala”.

A especialista em linguagem destaca que comunicação não é uma prerrogativa humana. Animais também se comunicam, mas não dominam a mais complexa das ferramentas: a linguagem, que é uma habilidade viva. “Quanto mais a usamos, mais a dominamos, pois o aprendizado não cessa”, afirma Alessandra.

Para ela, a forma de se comunicar também resulta das experiências vividas por cada um.

Na comunicação, treine como atleta

Doutora em linguística e fonoaudióloga do Grupo EP, de Campinas (SP), Claudia Cotes descreve quatro passos para uma postura vencedora, inspirada na preparação envolvida para um esportista de alto desempenho:

1) Defina seus objetivos
No esporte ou na comunicação é fundamental saber qual resultado você deseja alcançar. Com isso definido, fica mais fácil manter o foco e a determinação, como fazem os atletas que buscam a vitória.

2) Pratique a escuta ativa
O trabalho em equipe é fundamental no esporte e na comunicação. Assim como atletas ouvem seus colegas e treinadores para entender suas necessidades e pontos de vista, crie o hábito de ouvir com atenção, mostrando interesse verdadeiro pelo que os outros têm a dizer. Isso ajudará a construir conexões mais fortes e respeitosas, facilitando a resolução de problemas.

3) Mantenha o controle emocional
No esporte, os atletas precisam lidar com pressões e emoções intensas. Da mesma forma, na comunicação é fundamental manter o controle emocional para uma postura resiliente. Reconheça e gerencie suas próprias emoções, evitando reações impulsivas. Pratique a calma e a objetividade, mesmo em situações desafiadoras.

4) Evolua com os desafios
Os atletas aprendem com seus erros e fracassos, buscando constantemente melhorar. Na comunicação, adote essa mesma mentalidade. Busque novas habilidades de comunicação, treine, estude e permita-se evoluir.

O fato é que ninguém nasce craque na comunicação. A pessoa pode nascer com qualidades, mas se elas não forem treinadas, não vão se desenvolver. Assim como no esporte, para conseguir alta performance, é preciso treinar, não desistir com eventuais fracassos e sempre estar disposto a aprender.