O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá um dia de Seminário com o tema “Liberdade de imprensa: onde estamos, para onde vamos”. De forma híbrida, o evento acontecerá no dia 25 de setembro das 10h às 17h30 no auditório do CNJ em Brasília - DF, com transmissão ao vivo no canal do YouTube.
A iniciativa nasce da importância de fortalecer o jornalismo independente, um dos tripés da democracia.
Com abertura da presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, o encontro contará com a presença de juristas, jornalistas e representantes do judiciário.
Conta, também, com o apoio institucional da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Emissoras como Band, TV Globo e SBT também irão participar da ação com jornalistas palestrantes.
PAINÉIS
O primeiro painel: “Direito de informar: a situação da liberdade de imprensa no país” conta com quatro palestrantes, sendo um deles, Luiz Weber, diretor regional de jornalismo do SBT e Bia Barbosa da organização internacional Repórter sem Fronteiras.
Já o segundo painel: “Constituição e Liberdade de Imprensa: combate às ameaças e restrições à livre circulação de informações, opiniões e ideias” conta com 3 palestrantes. Uma delas é a fundadora do Instituto Tornavoz, Taís Gasparian, e o jornalista da Globo, Júlio Mosquéra.
O último painel: “Jornalismo contemporâneo e os desafios da imprensa nos próximos anos” também conta com 3 palestrantes, um deles é Rodolfo Schneider, diretor geral de conteúdo do Grupo BAND.
Destinado a magistrados e servidores do Poder Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso convida a todos que desejarem mais conhecimentos sobre temas como: liberdade de imprensa, desinformação, indenizações, ataques a jornalistas e inteligência artificial. A programação completa com mais informações pode ser conferida AQUI. Já para se inscrever basta acessar o formulário clicando AQUI.