Plácido Curvo Filho
O Profeta de Gaia, livro de Plácido Curvo Filho, que será lançado na próxima terça-feira (26), é um “grito de socorro” para a Terra.
O autor chama a atenção para as questões ambientes e para que soluções que reduzem o avanço do aquecimento global sejam apresentadas com urgência.
A estória contada no livro pretende levar o leitor a uma reflexão sobre os efeitos da destruição do meio ambiente e sobre como os seres humanos, de uma nova era, devem se comportar para mudar a realidade atual.
“Nós, seres humanos, devemos desenvolver a consciência planetária. A Terra é a casa comum de todos nós e de todos os outros seres vivos. Devemos protegê-la e tratá-la com mais cuidado, antes que seja tarde demais”, comentou Plácido ao Primeira Página.
Para o autor, nós dependemos de um planeta sadio para nos mantermos vivos e devemos sonhar que um dia a Terra se torne um mundo onde todos possamos viver em paz, sem guerras, sem pobreza, sem preconceitos, respeitando e convivendo com a natureza, ao invés de destruí-la.
Histórico
Plácido é cuiabano e aos 17 anos saiu de Mato Grosso para estudar e não retornou a Cuiabá. É graduado em Agronomia e mestre em Comunicação Rural e PHd em Ciência da informação.Durante anos foi professor de comunicação na Universidade de Brasília. Sua experiência nos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e os trabalhos desenvolvidos na Amazônia e voltados para este bioma, trouxeram a consciência da importância das florestas para a sobrevivência da humanidade.
“Precisamos parar de desmatar. Agora é preciso reflorestar. Também precisamos reduzir a emissão de gás carbônico para tentar diminuir o avanço do efeito estufa, e assim conseguirmos preservar a vida na Terra”, completou Plácido.
Serviço
O livro será lançado no dia 26, próxima terça-feira, às 18h30, no Sesc Arsenal, em Cuiabá.