A IMPRENSA DE CUYABÁ

Sábado, 09 de Dezembro de 2023, 09h:32

O PEIXE É NOSSO

articulista rubem mauro

 Rubem Mauro Palma de Moura

Ao lerem o título deste artigo, muitos que não viveram na década de 80, ou que não se lembravam mais desse título, poderão achar que estou me referindo à campanha que um Deputado está fazendo, querendo derrubar a LEI do Transporte Zero.

Essa, é uma briga politiqueira, daquele que quer apenas os votos dos pescadores profissionais e ribeirinhos, pois sabe muito bem, que o esforço de pesca, e aí, incluindo a pesca amadora, retirou e continua retirando dos rios tanto peixe, que só a natureza não está conseguido repor. É necessário, um período, sem retirar o peixe do Rio para que a fauna ictiológica, se recupere. Na maioria dos restaurantes, nos é servido peixe de criatório e no Mercado do Peixe, 80% do lá comercializado, vem também desses locais.

Na verdade, estou me referindo à campanha O PEIXE É NOSSO, comandada por bravos e corajosos homens públicos, nascidos ou não nesta terra, lutando contra a implantação de um frigorífico “PANPESCA”, que além de incentivar o extrativismo, ainda, auxiliava os pescadores profissionais a pescar e pescar, até a exaustão dos cardumes, pois iria exportar esse peixe para todo o país. Como o proprietário, era correligionário do governador à época, teve deste, todo o apoio. Meu pai, Clovis Pitaluga de Moura, Evaldo Duarte de Barros, Wilson Buzzu, José Pinheiro, Sr. Martineli, Édio Lotufo e tantos outros, lutaram contra essa agressão aos nossos Rios. Fizeram passeatas, reuniões em ambiente fechado e aberto e lograram êxito, pois o projeto do frigorífico, não foi para frente.

Com a batalha ganha, meu pai foi procurado por grande partido político da época, que o queria como candidato ao Senado da República. Rechaçado de pronto, explicou; não fiz como os demais companheiros uma ação politiqueira e sim uma luta contra a pesca desordenada e predatória, que levou os cardumes à essa situação, necessitando hoje de uma Lei mais dura, afim de que os cardumes possam se recuperar, a “LEI DO TRANSPORTE ZERO”.
Além do mais, se quisesse já teria sido Senador, convidado que foi pelo Dr. Wilson Faddul à mando de Jango Goulart, presidente nacional do PTB. Com a sua rejeição ao convite, o partido lançou e elegeu o brilhante e honesto Advogado Dr. Bezerra Neto.

Por min indagado o porque dessa sua recusa, explicou-me. Quando me formei em medicina na Faculdade Nacional de Medicina, que ficava na Praia Vermelha no Rio de Janeiro, fui incentivado por meu Professor, Dr. Clementino Fraga à ficar no Rio, pois achava que com o talento que tinha, isso iria se perder aqui no nosso distante e esquecido Mato Grosso e em especial em nossa humilde e pequena Cuiabá. Porem, aqui estavam seus pais e irmãos, a quem ele devia o sacrifício que fizeram, para mantê-lo estudando fora. Querido e admirado por colegas e clientes, é o que para ele bastava.

Por fim, deixem a politicagem de lado, não enganem esses pobres e sofridos ribeirinhos, fazendo essa guerra, apenas para ganhar os seus votos.

Rubem Mauro Palma de Moura é Engenheiro Civil, formado pela UnB, Especialista em Hidráulica e Saneamento pela USP São Carlos e Mestre em “Ambiente e Desenvolvimento Regional” pela UFMT e Professor aposentado da UFMT/DESA.