Uma emenda parlamentar destinou, nesta semana, R$ 3 milhões em investimentos para reativação do zoológico da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e outros R$ 2 milhões para o Hospital Veterinário do campus da universidade em Cuiabá.
As emendas foram incluídas no OGU (Orçamento Geral da União) e devem ser cumpridas pela presidência da República.
Fechado desde 2018, o zoológico da UFMT precisa de verbas de manutenção para voltar a funcionar e, com o investimento, a reabertura do local se torna uma possibilidade futura, oferecendo atrativos aos cuiabanos e colaborando com atividades de ensino e pesquisa.
Já o recurso destinado ao Hospital Veterinário tem o objetivo de continuar garantindo as práticas acadêmicas e ampliar a capacidade de serviços oferecidos à população na unidade, conforme a emenda.
Atualmente, a UFMT oferece atendimentos clínicos e cirúrgicos de animais de pequeno e grande porte, além de animais silvestres, nos campus de Cuiabá e Sinop, a 503 km da Capital.
Além disso, os Hovest’s (Hospitais Veterinários) ainda funcionam como escola para estudantes de graduação, por meio do Projeto de Pesquisa e Extensão.