Escritor João Carlos Vicente Ferreira e diretoria da UNESIN durante doação de livros
No dia em que o estado de Mato Grosso festejou 276 anos (09 de maio de 2024), a União das Entidades de Sinop presenteou a cidade realizando a entrega de box de livros da Coleção Novo Mato Grosso para entidades, escolas e universidades públicas e privadas.
A coleção, escrita por João Carlos Vicente Ferreira, é composta por 13 livros, sendo um sobre a história de Mato Grosso e os outros 12 livros contando as histórias de 141 municípios do estado.
“Um livro não cumpre seu papel quando é escrito ou lançado, mas sim quando é lido pelo maior número de pessoas. Nossa ideia ao promover essa ação é proporcionar aos sinopenses a oportunidade de conhecer melhor a história de nosso estado”, explicou o presidente da UNESIN, Cleyton Laurindo.
A obra faz parte do projeto “Semear Memória, Colher Cidadania” e foi publicada pelo Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 2022.
O Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco enviou os livros de Cuiabá para Sinop, e a UNESIN está responsável pela distribuição dos mesmos.
Foram priorizadas as instituições educacionais que trabalham com alunos do ensino fundamental 2, ensino médio, técnico e superior.
Desta forma, todas as escolas estaduais de Sinop, escolas particulares, universidades e algumas entidades que contam com acervos de livros foram convidadas a participar de uma noite de autógrafos com o escritor João Carlos Vicente Ferreira, que veio de Cuiabá especialmente para a entrega dos livros.
“Essa dedicação da UNESIN em fazer os livros chegarem às escolas e instituições deveria ser seguida em outras cidades.
Afinal, foram anos de pesquisa para que a história de nosso estado fosse escrita para ser lida por todos e ver essa sala cheia me emociona”, disse o escritor João Carlos.
“Nada melhor do que receber esse lindo e oportuno presente juntamente no dia do aniversário de Mato Grosso. Vamos deixar estes livros à disposição de nossos alunos e com certeza eles serão muito utilizados”, agradeceu o diretor da Escola Estadual Djalma Guilherme da Silva, Inácio Muller.