O prefeito Osmar Froner (União) afirma que Chapada dos Guimarães está preparada para receber a comitiva da reunião ministerial do G-20, que será realizada entre os dias 10 a 14 de setembro em Chapada dos Guimarães. Froner anunciou a finalização das obras de recuperação do asfalto de acesso ao Resort Malay Manso, um empreendimento de grande importância para Chapada dos Guimarães, que recebe os maiores eventos do Brasil. O investimento de R$3.392.200,00 foi viabilizado com o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), sob a liderança do secretário Marcelo Oliveira.
O prefeito ressalta que o Malay Manso, é conhecido mundialmente por sua capacidade de hospedagem de mil pessoas e um centro de convenções que acomoda até 1.500 participantes, é um dos maiores resorts do Brasil. “Recebendo anualmente cerca de 150 mil visitantes, o resort não só gera 400 empregos diretos, muitos deles para residentes da região, mas também contribui significativamente para a receita de INSS do município”, disse o prefeito.
A recuperação do pavimento asfáltico é um projeto estratégico para melhorar o acesso ao resort e garantir a infraestrutura necessária para eventos de grande porte. Entre os eventos programados, destaca-se o encontro do G- 20, que contará com a presença de duas mil pessoas e trará visibilidade Global para Chapada dos Guimarães.
As obras, que já estão em execução, estão previstas para serem concluídas até o dia 10, garantindo que o acesso ao resort esteja em perfeito estado para o evento internacional. Froner agradeceu o governador Mauro Mendes e o secretário Marcelo Oliveira pelo apoio para a realização dessa obra.
“A recuperação do asfalto é um exemplo de como a colaboração entre o município e o estado pode trazer grandes benefícios para nossa região. Estamos comprometidos em melhorar a infraestrutura e apoiar os empreendimentos que geram emprego e desenvolvimento para Chapada dos Guimarães,” afirmou o prefeito.
G-20 em Chapada
Mato Grosso foi escolhido para sediar uma das 13 reuniões técnicas e ministeriais do G20. O encontro acontece de 10 até 14 de setembro, na Chapada dos Guimarães. O encontro terá discussões para definir políticas públicas e ações estratégicas que serão recomendadas à Cúpula de Líderes do G20.
Estão confirmadas autoridades como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; os ex-ministros Roberto Rodrigues, Aldo Rebelo e Blairo Maggi; a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; e o ministro encarregado de Negócios da União Europeia, Jean-Pierre Bou.
Entre as principais pautas do GT Agricultura estão a sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em seus múltiplos aspectos; ampliar a contribuição do comércio internacional para a segurança alimentar e nutricional; reconhecimento do papel essencial da agricultura familiar, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais para sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos e a promoção da integração sustentável da pesca e aquicultura nas cadeias sociais locais e globais.