A IMPRENSA DE CUYABÁ

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 08h:45

Veja 3 dicas de passeios gratuitos no feriado da Proclamação da República em MT

A data é feriado nacional desde 1949, segundo a Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra

Fagner Alexandre - PP

salgadeira

 Salgadeira, localizada na MT-251 fica em território cuiabano. (Foto: Gabi Braz)

O feriado da Proclamação da República é comemorado nesta sexta-feira (15) em todo o Brasil.

E para você que está procurando por opções de passeio gratuito para aproveitar o feriado em Mato Grosso, apresentamos três dicas de passeio incríveis e completamente gratuitas para você explorar.


Localizado a 19 km de Chapada dos Guimarães, junto à rodovia para Cuiabá, abre às 8h e vai até 18h. A entrada é gratuita, com o estacionamento de carros sendo pago.

Design sem nome 13
(Foto: @cachoeiradamartinha)

Localizada a 40 km de Chapada dos Guimarães, o acesso é pela MT-251. Abre às 8h e vai até 18h, com entrada livre.

Design sem nome 1 4

Localizada em Acorizal, a 30 km do centro da cidade, o acesso é feito por uma trilha de 4 km, entre ida e volta.

Trabalha no feriado?

A legislação trabalhista brasileira assegura direitos específicos para quem trabalha em datas consideradas feriados. Embora nem todos sejam beneficiados, setores essenciais, como saúde e segurança, continuam funcionando. Quem for escalado para trabalhar nessas datas tem direito a benefícios, como remuneração em dobro ou um dia de folga compensatória.

Isso significa que, mesmo trabalhando em um dia de feriado, o funcionário receberá o dobro do valor normal ou terá um dia extra de descanso em outra data. Esses direitos são regulamentados pela Lei Federal 662.

Porque é feriado?

Essa data marca os fatos que ocorreram no ano de 1889. O grupo de militares liderados por Marechal Deodoro da Fonseca e pelo General Manuel Deodoro da Fonseca realizou um golpe de Estado que derrubou o Império Brasileiro, liderado pelo Imperador Dom Pedro II.

Design sem nome 8 3
(Foto: Reprodução/Internet)

Marechal Deodoro da Fonseca uniu-se a tropas rebeldes. Em consequência, o imperador Dom Pedro II e sua família foram forçados a deixar o país e partiram para o exílio na Europa no dia seguinte, marcando o fim do Império e o início da República.

Segundo o professor de história Jario Sena Souza, o movimento não teve uma participação grande da população, sendo um momento na história do Brasil, um pouco controverso.

” A proclamação trouxe diversas mudanças no âmbito político e, a longo prazo, no âmbito social e econômico, ela foi a porta de entrada para uma sociedade democrática. Importante ressaltar que o status demorou muito para acontecer, deu início à cidadania, mesmo com um pequeno grupo votando, trouxe liberdade religiosa, industrialização e a construção da identidade nacional. Mesmo com grandes dificuldades, a Proclamação da República nos permitiu viver em um Estado democrático”.

Próximos feriados