A Secel analisando solicitação do Instituto Histórico e Geográfico de MT –IHGMT publicou Portaria tombando para o Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural as fachadas compreendidas no perímetro das edificações componentes das Estações de Tratamento de Água - ETA I - Engº José Brunello Bombana, e ETA II - Gal. Austregésilo Homem de Mello, situadas na Av. Presidente Marques e Av. São Sebastião - bairro Santa Helena - Cuiabá /MT e consideradas pioneiras no tratamento de águas em Cuiabá, construídas respectivamente nas décadas ano de 1940 e 1970.
A referida Portaria estabelece que o complexo acima descrito fica protegido de qualquer ação que altere, impeça ou reduza a visibilidade ou estética de seus elementos arquitetônicos tombados e áreas de entorno, compreendida pelos jardins lindeiros às edificações e muro de fechamento, localizado nas testadas do lote voltadas para aos logradouros supracitados.
As referidas edificações encontram-se hoje de posse da empresa Aguas Cuiabá/Iguá Saneamento, concessionária dos serviços de agua e esgoto de Cuiabá, que detem um contrato de 30 anos de exploração de tais serviços, onde funciona o Memorial da Água Eng. José Luiz de Borges Garcia.
A presidente do IHGMT Neila Barreto, recebeu como um avanço nas atribuições da entidade, buscar a garantia da conservação e manutenção dos bens considerados de importância para a história da cidade de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso.