Com o empenho robusto pela universalização do saneamento básico na capital, a gestão Emanuel Pinheiro tem investido de forma consistente no setor. As ações não se limitam apenas na promoção de uma verdadeira revolução subterrânea, como também de cuidado e zelo com o meio ambiente, o que resulta na remoção diária de mais 13 toneladas de carga poluidora dos principais rios que cortam a cidade, sendo eles, o Cuiabá e Coxipó.
O planejamento é desenvolvido pela concessionária Águas Cuiabá, desde o ano de 2017 até os tempos atuais (R$ 900 milhões). Os trabalhos refletem de forma positiva na qualidade de vida da população, reduzindo os índices de internações, que anteriormente era de 14,5 para menos de 1 caso (0,96) para grupos de até 10 mil habitantes.
Além disso, no período foram implantadas mais de 442 quilômetros de tubulações destinadas à coleta de carga poluidora doméstica e 100 de novas redes de águas. A meta da administração atual é alcançar a cobertura de 91%, por meio de um aporte financeiro de R$ 1,2 bilhões até 2024, com uma vantagem de nove anos diante das metas estabelecidas pelo Marco Nacional do Saneamento Básico, que prevê o feito para 2033.
O prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou que as políticas públicas de sustentabilidade sempre foram uma das premissas de seu governo, preparando Cuiabá para os avanços futuros.
"Estamos falando de qualidade de vida, milhares e milhares de pessoas que vivem em nossa cidade e merecem uma infraestrutura digna. Pensar em saneamento básico não é apenas em água em esgoto, é saúde, clima, conservação dos recursos naturais, oxigênio para os seres humanos e ecossistemas. Avançamos muito e ainda vamos avançar muito mais até o dia 31 de dezembro de 2024, um presente da nossa gestão a todos os cuiabanos", declarou.
A construção das Estação de Tratamento de Água (ETA) da Região Sul - considerada uma das maiores engenharias do país, foi outro importante passo consolidado pela Prefeitura de Cuiabá neste intervalo, bem como, o Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa, que juntas, beneficiam mais de 180 bairros cuiabanos.
Outra grande novidade foi anunciada recentemente, de valorização da agricultura familiar, o projeto 'Biolodo', ao qual modifica o lodo biossólido produzido pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em adubo rico em nutrientes.
O reconhecimento nacional ganha um reforço a mais nesta quinta-feira (10). O chefe do Executivo Municipal será premiado pelo Instituto Trata Brasil - instituição de renome no ramo, para receber uma premiação na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo-SP e apresentar algumas das cases de sucesso adotadas na cidade, em virtude dos recursos aplicados em servi