22 de Outubro de 2024

CIDADES Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 08:22 - A | A

Conveniências

Tendência em Cuiabá, conveniências em condomínios trazem segurança e praticidade

Realizar compras dentro do condomínio é prático e seguro. Moradores e empreendedores comemoram os resultados.

Fagner Alexandre - PP

conveniencia em condominio

 

Para a maioria das pessoas que buscam morar em condomínios, a praticidade e a segurança são fatores principais para se escolher esse estilo de moradia.

Nesse contexto, tem surgido um novo segmento de comércio: as conveniências. A grande vantagem é a variedade de produtos e a segurança de poder comprar “estando em casa”.

Primeira Página buscou detalhes dessa nova tendência e mostra agora pra você que além de facilidade, as conveniências trazem lucros.

Giovanni Dutra, que é presidente do Síndicos de Mato Grosso, enfatizou que a nova prática é uma forma de facilitar a vida dos condôminos.

Essa tendência, que é chamada de mercadinho, já existe na cidade de São Paulo há 10 anos, e é algo inovador que está ganhando projeção em Cuiabá. Em Cuiabá, existe cerca de 950 condomínios e em Várzea Grande. aproximadamente. 98”.

Na capital, mais de 100 condomínios possuem essas conveniências, chamadas de mercadinho de auto atendimento. Os empreendimentos já têm sido planejados com a área delimitada para o comércio.

Simone Borges Vedana é advogada e empreendedora. Ela conta que viu nesse tipo de conveniência uma forma de expandir seu produto: o pão de queijo. Simone veio de uma família mineira, e aprendeu a receita com a sua avó Tereza e sua mãe Lenir. Após passar por uma depressão, decidiu empreender e compartilhar a receita.

Simone e a mae Lenir
Simone e a mãe Lenir (Foto: Arquivo pessoal)

Com mais de 30 pontos de vendas, seus produtos estão presente em oito condomínios de Cuiabá.

“Iniciei vendendo no condomínio onde moro, fazia na cozinha de casa, mas a demanda foi aumentando até que tive a ideia de ir na administração para poder vender através do mercadinho que já existia. Assim coloquei o primeiro freezer

Pão de queijo a venda nas conveniências
Pão de queijo a venda nas conveniências (Foto: Arquivo pessoal)

Ela conta que, com as demais parcerias, o mercadinho está próspero.

Pra mim, foi vantajoso. A maior dificuldade era a logística, nós que entregávamos, e era muito tempo no trânsito. Foi maravilhoso levar nossos produtos aos condomínios, o retorno é grande e a aceitação é muito boa. Estamos posicionando nossa marca. E agora existem as franquias que vendem nossos produtos

Setor em expansão

A maioria dos mercadinhos são em formatos de contêineres. Proprietário de algumas franquias, Vitor Melo complementa que é um setor em expansão.

Estou atuando na área há 2 anos. Tenho uma empresa de construção civil e vi a oportunidade de colocar esse mini mercado inteligente, de auto atendimento. É muito rentável, trabalho com minha esposa e meus dois filhos, e atuo em cinco condomínios no modelo de franquia

Conveniencia Vitor
Conveniência do Vitor, recebendo clientes (Foto: Arquivo pessoal)

As conveniências funcionam da seguinte maneira: o cliente escolhe os produtos, passa o código de barras e seleciona a forma de pagamento. Esta é a mesma forma de auto atendimento que alguns grandes mercados já adotaram.

Em algumas conveniências existe um espaço destinado ao consumo dos produtos, com mesa e cadeiras, por exemplo. Para deixar os clientes mais confortáveis, Vitor conta que investiu no formato.

Agreguei um espaço ao lado da conveniência para os clientes consumirem os produtos. Quanto aos custos, pagamos um percentual para a franquia e para os condomínios. Nos empreendimentos que construí, não pago nenhuma taxa“.

Conveniencia com espaco para clientes
Espaço para clientes ao lado de uma conveniência em Cuiabá. (Foto: Arquivo pessoal)

Comodidade

Carolina Arruda, que é moradora de um dos condomínios de Cuiabá que possui o tipo de comércio destaca algumas vantagens:

“A maior vantagem é a comodidade em ter acesso a produtos dentro de um condomínio por 24 horas. Produtos que, normalmente, acabam na hora que mais precisamos (água, detergente, sabão em pó) ou pequenas coisas que não compensa ir no mercado, por causa da distância, como refrigerante, carvão, gelo… Sem contar que o preço é muito parecido com mercado tradicional

Vale a pena investir?

O diretor de expansão de uma franquia, Oberdan Siqueira, disse ao Primeira Página que para adquirir uma conveniência o investimento médio é de R$ 35 mil a R$ 45 mil, incluso a taxa de licenciamento, montagem de loja e primeiro estoque. O prazo médio de retorno do capital investido é de 9 a 12 meses.

“A vantagem deste modelo de negócio é a facilidade da montagem de loja, pois adaptamos ao espaço que o condomínio possui, sendo possível a partir de 10m2. Temos ainda opções de contêineres para locais que não têm espaços internos para disponibilizar“.

Com mais de 50 lojas em Cuiabá, a empresa disponibiliza treinamentos e assessoria financeira permanente e procura parcerias com construtoras.

Conv Vitor
 


Comente esta notícia