15 de Janeiro de 2025

CULTURA Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 12:09 - A | A

TREZE DIAS DE FESTA

Festival de Chapada crava público de 254 mil e movimenta ao menos R$ 80 mi na região

Para a próxima edição, já estão confirmados os nomes das duplas sertanejas Maiara e Maraisa, Zé Neto e Cristiano e Matogrosso e Mathias, além do pagodeiro Dilsinho

VINÍCIUS REIS - HNT

festival chapada

 

Com um público estimado de 254 mil pessoas, a 36ª edição do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães movimentou pelo menos de R$ 80 milhões ao longo dos 13 dias do evento, segundo secretário de Governo local, Gilberto Mello.

Estes e outros dados foram anunciados durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta (8). Na ocasião, também foi anunciada a 'line-up' parcial do ano que vem. Já estão confirmadas os nomes das duplas sertanejas Maiara e Maraisa, Zé Neto e Cristiano e Matogrosso e Mathias, além do pagodeiro Dilsinho para Festival de 2024. 

Assim como neste ano, que contou com 68 atrações regionais e 15 shows nacionais, além de oficinas, o 1º Festival de Paraquedismo e do 2º Festival de Balonismo, a programação da próxima edição também deverá ser eclética.

Estão no radar dos organizadores do evento os cantores Lulu Santos, Paula Toller, Zé Ramalho, Samuel Rosa, Aline Barros, Frei Gilson e Ludmilla.

Vinícius Reis/HNT

Osmar Froner Prefeito Chapada

Prefeito Osmar Froner conversa com a imprensa

Em sua fala, o prefeito de Chapada (a 66 km de Cuiabá), Osmar Froner (MDB), agradeceu a colaboração de todos para que o evento fosse um sucesso e manifestou seu desejo em fortalecer o Festival como o maior evento do Centro-Oeste e um dos grandes eventos culturais do país. “A presença em peso do público no decorrer do evento foi importante para atestar a relevância de Chapada no cenário do turismo [...] Vocês vão ver a cadeia de negócios que o Festival traz pra Chapada e para o nosso Estado”, complementou.

Os temas da acessibilidade e da inclusão, com a criação de espaços voltados para idosos e pessoas com deficiência (PCDs), foram outros pontos altos durante a apresentação dos resultados alcançados pelo evento, responsável por fomentar o comércio e o turismo local. A rede hoteleira foi completamente ocupada no período e os bares e restaurantes da cidade ficaram lotados, além do mercado imobiliário ter ficado superaquecido. 

Uma grande novidade da edição deste ano foi a instalação de um parque de diversões gratuito. Atenta à questão da sustentabilidade, a organização estabeleceu um "ticket verde", isto é, o público tinha acesso às atrações do parque mediante à entrega de materiais recicláveis. Todo o resíduo reciclável será destinado a uma cooperativa de lixo em Chapada.

O festival também foi um sucesso com relação à segurança. Segundo informações da Polícia Militar, não foi registrado nenhuma ocorrência de roubo ou furto no interior do evento.



Comente esta notícia