O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) e candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil), apresentou na sessão desta quarta-feira (4) um requerimento para se licenciar do cargo pelo prazo de 121 dias para se dedicar à campanha. Botelho deixa a vaga disponível para o primeiro-suplente, o secretário de Estado de Saúde (SES-MT), Gilberto Figueiredo (União Brasil). A licença passa a valer a partir da próxima terça-feira (10).
A solicitação de licença foi aprovada pela maioria presente no plenário, incluindo o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), durante a sessão vespertina. Neste período, a presidência da AL será comandada por Janaina Riva (MDB).
O afastamento de Eduardo Botelho era certo, sendo confirmado pelo próprio deputado. A dúvida pairava sobre quem assumiria a vaga, Gilberto ou o segundo-suplente Xuxu Dal Molin (União Brasil). Mas uma nota da coordenação da campanha de Botelho colocou fim a celeuma, afirmando que Gilberto deixará a SES-MT para seguir à AL.
"A vaga de Eduardo Botelho será ocupada pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo", especifica trecho do documento.
A secretária adjunta executiva de saúde, Kelluby de Oliveira, e o secretário adjunto de atenção e vigilância em saúde, Juliano Melo, são cotados para substituir Gilberto nas semanas que ficará fora da pasta.