11 de Abril de 2025

SAUDE Domingo, 23 de Fevereiro de 2025, 10:19 - A | A

EM MORCEGOS

Novo coronavírus identificado em morcegos acende alerta para a saúde global

Apesar do alerta, os pesquisadores enfatizam que são necessárias mais investigações para determinar com precisão o potencial do HKU5-CoV-2 de se espalhar entre pessoas.

Folha do Estado

novo corona virus

 

Cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram um novo coronavírus presente em morcegos, com potencial para se espalhar entre humanos.

O vírus, denominado HKU5-CoV-2, pertence ao grupo dos merbecovírus, que inclui patógenos já detectados em outros mamíferos, como visons e pangolins. 

 De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Cell, os merbecovírus de morcegos estão filogeneticamente relacionados ao MERS-CoV, causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio.

Isso indica um elevado risco de transmissão para humanos, seja de forma direta ou por meio de hospedeiros intermediários.

 Apesar do alerta, os pesquisadores enfatizam que são necessárias mais investigações para determinar com precisão o potencial do HKU5-CoV-2 de se espalhar entre pessoas.

Estudos adicionais serão fundamentais para entender sua capacidade de adaptação ao organismo humano e os possíveis impactos para a saúde pública.

 O novo coronavírus apresenta semelhanças com o Sars-CoV-2, responsável pela pandemia global de Covid-19.

A descoberta reforça a importância da vigilância epidemiológica e do monitoramento de vírus em animais, visando antecipar possíveis ameaças à saúde global.



Comente esta notícia