04 de Abril de 2025

AGROECONOMIA Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 10:38 - A | A

MT bate recorde de novas empresas em 2024 e atrai investidores estrangeiros

Estado registra aumento de mais de 6% na abertura de negócios; estrangeiros também se destacam entre os novos empresários

Caique Alves e Nathalia Okde - PP

aperto mao

 

O ambiente de negócios em Mato Grosso está aquecido. Em 2024, o estado registrou crescimento de mais de 6% no número de novas empresas, totalizando 22.327 negócios formalizados, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) em parceria com o Sebrae.

O estado conta atualmente com quase 307 mil empresas ativas, abrangendo desde microempreendedores até grandes companhias.

Dentre os segmentos, o setor de serviços lidera, representando 51,66% dos empreendimentos. Em seguida, vêm o comércio (35,62%) e a indústria (12,71%).

A concentração empresarial se mantém forte em cinco municípios, responsáveis por 52% das novas empresas abertas: CuiabáVárzea Grande, região metropolitana; RondonópolisSinop; e Sorriso.

Os demais 137 municípios do estado concentram os outros 48% dos novos negócios.

Esse cenário favorável tem atraído também investidores estrangeiros, como é o caso de Nathan César, natural do Haiti. Ele está no Brasil desde 2016 e, após passar por diferentes empregos, decidiu abrir sua própria agência de viagens em Cuiabá.

Sempre sonhei em empreender. O apoio que encontrei aqui fez toda a diferença”, conta o empresário.

Para Júlio Frederico Muller Neto, vice-presidente da Jucemat, os números revelam o dinamismo econômico de Mato Grosso e o impacto das políticas de desburocratização.

Temos trabalhado para facilitar cada vez mais o ambiente para quem deseja empreender”, afirma.

O Sebrae tem desempenhado papel importante nesse processo, oferecendo capacitações e consultorias para novos empreendedores – incluindo estrangeiros.

Temos iniciativas específicas para apoiar imigrantes que desejam montar um negócio, desde o planejamento até a formalização”, explica Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae-MT.

Nathan é um exemplo de como o empreendedorismo pode transformar vidas e reforçar a economia local. Histórias como a dele vêm se multiplicando em Mato Grosso, que segue como uma das regiões mais promissoras para quem quer abrir um negócio no Brasil.



Comente esta notícia