07 de Abril de 2025

OPINIÃO Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 09:53 - A | A

Novos desafios na busca por um Zoneamento Ecológico Econômico para MT

Alexandre Luís Cesar

Alexandre Luís Cesar

articulista Alexandre Cesar

 Alexandre Luís Cesar 

Com imensa honra tomei posse como Associado Efetivo no centenário Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso – #IGHMT, para desenvolver um Plano de Trabalho que tem por ação central o acompanhamento, a análise e a divulgação dos projetos de planejamento, ordenamento e gestão territorial da Amazônia Legal e do Estado de Mato Grosso, especialmente o Zoneamento Socioeconômico Ecológico – #ZSEE/MT.

Escolhi como Patrono o Geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, Professor Emérito da Universidade de São Paulo – USP, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, pesquisador referenciado nacional e internacionalmente e autor de obras como Brasil, paisagens de exceção: o litoral e o Pantanal Mato-grossense, patrimônios básicos e o Zoneamento ecológico e econômico da Amazônia: questões de escala e método.

Com a retomada do debate sobre o ZSEE/MT no âmbito da sua Comissão Estadual, que acompanha e analisa a elaboração de uma nova proposta pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, entendo ser imprescindível que o IGHMT seja partícipe dessa construção, tanto promovendo o resgate e a difusão da história desse importante instrumento de políticas e ações públicas e privadas sobre o território, como contribuindo com a discussão acerca do seu conteúdo e da sua implementação.

A candidatura foi pautada na minha vivência e estudos sobre o tema, sempre sob a perspectiva da garantia dos direitos socioambientais. Minhas propostas de trabalho têm por objetivo compartilhar com os membros do Instituto e da sociedade mato-grossense as informações relativas aos instrumentos de planejamento, ordenamento e gestão territorial em execução e/ou elaboração no Estado de Mato Grosso, por meio da organização de palestras e debates; realizar publicações em revistas científicas, nos meios de comunicação (sites, jornais, rádios, TVs etc.) e nas mídias sociais para divulgar a história do ZSEE/MT.

Tenho atuado nessa matéria, em diversos papéis distintos, desde o final dos anos 1990 quando, logo que ingressei nos quadros da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso – PGE/MT, fui designado como seu representante em uma das Comissões Estaduais inicialmente instaladas para a sua elaboração.
Posteriormente, como Deputado Estadual, fui o relator do Projeto de Lei da proposta de ZSEE/MT encaminhado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso – ALMT, nos anos de 2009-2010.

Durante meu doutorado em Direito no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará – UFPA, na área de concentração ‘Direitos Humanos e Meio Ambiente’, sob a orientação do Prof. Dr. Girolamo Domenico Treccani, e concluído em 2019, estudei a matéria de maneira mais abrangente com a tese intitulada ‘O Zoneamento Ecológico-Econômico na Amazônia Legal Brasileira: o papel dos segmentos sociais e do Poder Público na sua efetivação’.
Por último, desde 2016 tenho atuado como representante da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (membro convidado) da Comissão Estadual do Zoneamento e do seu Grupo de Trabalho.

Assim, dando início aos trabalhos contemplados pelo IHG e buscando contribuir ainda mais e com maior legitimidade e representatividade como Associado Efetivo desse Instituto, tanto na difusão como na qualidade das intervenções, tudo voltado ao maior desenvolvimento do estado e da região amazônica, com bases sustentáveis e democráticas, passarei a publicar nas próximas semanas uma série de artigos intitulada “O Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado de Mato Grosso: uma história sem fim?”, buscando realizar um resgate da sua história e compartilhá-la com aqueles leitores interessados no assunto e nos rumos do desenvolvimento do Estado.

Alexandre Luís Cesar é Associado Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso – IHGMT, Procurador do Estado e Professor Associado da UFMT.



Comente esta notícia