Durante cerimônia concorrida, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) deu posse, na manhã desta quinta-feira (16.01), a 12 novos membros.
Eles assumiram o compromisso de continuar se dedicando à coleta, arquivamento, preservação e divulgação de documentos de interesse para a identidade do Estado.
Os novos membros foram empossados pela atual diretoria, que tem como presidente a historiada e jornalista, Neila Barreto, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, como 1º vice-presidente, entre outros.
Foram empossados: Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima, Divanize Carbonieri, Francisco das Chagas Rocha, Gonçalo Antunes de Barros Neto, João Paulo Lacerda Paes de Barros, Lenine Póvoas de Abreu, Lindinalva Correia Rodrigues, Maria Rita de Oliveira Vicente Ferreira Uemura, Olga Lustosa, Rosana Leite Antunes de Barros, Padre Tiago Figueiró e Vanda da Silva.
Todos os empossados receberam diplomas de novos membros da professora Elizabeth Madureira Siqueira e escolheram patronos que contribuíram para a história, geografia e cultura de Mato Grosso.
Também foram aprovados em processo seletivo Alexandre Luis Cesar, Luiz Geraldo Marchetti e José Eduardo Fernandes Moreira da Costa, que tomarão posse em sessão a ser realizada futuramente.
Foi classificada ainda Flávia Caroline Taques Ferreira, que assumirá quando abrir nova vaga.
“Hoje é um dia muito importante para o IHGMT, pois renovamos nossas personalidades e, além disso, agregamos profissionais de outras áreas, que antes era algo restrito mais para pessoas da geografia e história”, afirma a presidente Neila Barreto.
“Com muita honra e alegria, demos posse aos novos membros, pois a casa se renova e chegam pessoas que vão ajudar ainda mais a construir a história, cultura e geografia de Mato Grosso, pois estamos numa instituição que serve como um farol para iluminar a nossa identidade”, completa o secretário Allan Kardec.
Recém-empossada, a defensora pública do Estado, Rosana Leite Antunes de Barros, ressaltou a alegria em participar do evento. “Eu me sinto extremamente honrada. Venho trazendo também a história das mulheres, escrevo sobre direitos humanos das mulheres há mais de uma década e reconheço a importância de hoje termos mais mulheres defendendo a história, pois a história não tem sido benevolente com as mulheres como deveria. Tenho a esperança de que dias melhores virão”.
O IHGMT é a instituição mais longeva de Mato Grosso, fundada em 1919 e reconhecida como de utilidade pública estadual pela Lei nº. 815, de 8 de outubro de 1930. A instituição, ao longo quase dez décadas, serve de referência histórica e cultural para o Estado. A entidade funciona na Casa Barão de Melgaço, no Centro histórico de Cuiabá.
Veja as fotos do evento AQUI