O governador Mauro Mendes (UB) e o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), decretaram ponto facultativo na sexta-feira (31), dia depois do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30).
Decisão vai na contramão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que decidiu não emendar o 'feriadão'. No Estado, Mauro Mendes confirmou o feriado prolongado por meio das redes sociais. Já em VG, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (29).
Além do feriado prolongado, os servidores do Estado tiveram o pagamento antecipado e receberam os salários nesta quarta pré-feriado .
O decreto, assinado pelo prefeito Kalil Baracat, foi estabelecido conforme as atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal de Várzea Grande, especificamente pelo artigo 69, inciso VI.
“Importante ressaltar que o decreto não se aplica aos serviços de plantão e às atividades essenciais que não permitem interrupções, garantindo que serviços de saúde, segurança e outros serviços públicos essenciais continuem funcionando normalmente”, pontuou o procurador-geral do município, Jomas Fulgêncio de Lima Júnior.
No Estado, o decreto ainda não consta do Diário Oficial do Estado (DOE).
No comércio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) autorizou que as lojas de rua e shoppings centers de Cuiabá e Várzea Grande funcionem no feriado de Corpus Christi.