28 de Janeiro de 2025

SAUDE Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023, 08:43 - A | A

URGENTE

Ex-secretário é preso em operação contra desvios na Saúde em Cuiabá

Gabriel Soares Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

ex sec saude cba celio

 O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues

O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, acaba de ser preso pela Polícia Civil na Operação Hypnos. Ele é suspeito de envolvimento em esquema de corrupção na secretaria, que teria causado prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres públicos. A ordem de prisão foi expedida pelo juiz João Bosco, do Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá.

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão contra o grupo criminoso, que é suspeito de desviar recursos da Empresa Cuiabana de Saúde, responsável por administrar os hospitais da capital.

Célio já foi alvo da polícia em outras ocasiões. Em julho de 2021, ele foi afastado do cargo após a Operação Curare, que apurava o suposto desvio de recursos públicos destinados ao combate da pandemia de covid-19.

Em outubro de 2021, Célio foi preso na Operação Cupincha, da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento em um esquema que teria causado prejuízo de R$ 100 milhões aos cofres públicos.

A polícia também aponta que Célio é um sócio oculto da Cervejaria Cuyabana. As investigações apontaram que a cervejaria pode ter sido comprada com dinheiro desviado pelo grupo.

O ex-secretário e outros investigados acabaram sendo liberados dias depois, por ordem do Tribunal Regional Eleitoral.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública não foi alvo da Operação Hypnos. Apontou ainda que dois servidores do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) são alvos de medidas cautelares. 

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Cuiabá esclarece sobre ação desencadeada pela Polícia Judiciária Civil na manhã de hoje (9);

Que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra os hospitais São Benedito e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), não foi alvo da operação e está à disposição para auxiliar as autoridades policiais, mantendo o compromisso de atuação com lisura e transparência;

Reforça ainda que as medidas cautelares aplicadas atingem o âmbito residencial de dois servidores que atuam no HMC.

 


Comente esta notícia