Com a correria do dia a dia optamos por alimentos práticos, que em sua maioria são industrializados e prontos para o consumo.
Mesmo com muitas informações no rótulo do produto, deixamos de nos atentar a informações importantes sobre determinados alimentos.
Diante de muitas dúvidas, o Primeira Página buscou esclarecer com a nutricionista Patrícia Santos.
Ela é pós-graduada em nutrição clínica funcional, nutrição hospitalar, gestão de unidade de alimentação e vice-presidente do Sinut-MT (Sindicato de Nutricionistas do Estado de Mato Grosso).
Confira os 5 alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são:
1. Biscoito água e sal
Alimento muito utilizado na rotina, mas é rico em carboidratos simples e gorduras, possui alto teor de sódio. Sem contar que o consumo muitas vezes é acompanhado da margarina.
2 . Iogurte
“As pessoas devem observar o rótulo desse alimento, quantos ingredientes foram utilizados para o preparo do iogurte. O iogurte natural tem dois ou três ingredientes, no máximo, enquanto o iogurte com sabores artificiais têm uma lista extensa de ingredientes e excesso de açúcar. Importante buscar os produtos com menos ingredientes possíveis”, orienta a profissional.
3. Barra de cereal
Importante observar se os ingredientes são fontes de fibras, caso contrário não vão fornecer saciedade. As fibras alimentares auxiliam no processo de gerar energia e ajudam no funcionamento intestinal.
4. Suco de caixinha
Para que o alimento possa ser comercializado, são utilizados na sua produção muitos conservantes, aromatizantes e grandes quantidades de açúcares e sódio. No processo de produção perdem todo o teor de fibras e vitaminas que são importantes para o nosso organismo.
O Ideal é preparar o suco em casa, com frutas ou polpas.
5. Peito de peru
Temos a falsa imagem que o alimento é saudável e que vai proporcionar benefícios na alimentação, mas na sua produção são utilizados açúcar, aditivos químicos, é rico em sódio, além de possuir dois conservantes: nitrato e o nitrito de sódio, que são substâncias que podem causar câncer.
Então qual é a dica?
A nutricionista Patrícia aconselha incluir no consumo diário alimentos ricos em fibras, como chia, linhaça, aveia, psyllium e granola, e também substituir o peito de peru por ovo, que é fonte de proteína e sacia a fome.