A cerimônia comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral de Mato Grosso foi marcada por muita emoção e espírito de reconhecimento, uma vez que o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, agraciou com honrarias os desembargadores, autoridades, juízes, servidores, instituições, como também foram homenageados, a eleitora mais jovem, Raquel de Toni Cruz, a mesária mais jovem, Maria Eduarda de Fátima Correa Sigarini, o mais longevo eleitor, Octávio Octaviano da Silva Pereira, e representando a eleitora mais antiga da Comunidade Quilombola Mata Cavalo, Escolástica Maria da Silva, os quais atuaram nas Eleições 2022.
Também foram conferidas, In Memoriam, homenagens ao ex-servidor Edivaldo Vieira Araáujo e à ex-servidora Maria da Glória de Moura Müller.
Após esta cerimônia tão tocante, o desembargador-presidente lançou o livro comemorativo dos 90 anos, de autoria da historiadora Elizabeth Madureira Siqueira, tendo sido organizado em 2 partes.
A primeira foi reservada às gestões do TRE-MT pós-2012, incluindo: a do desembargador Juvenal Pereira da Silva (2013-2015), a da desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas (2015-2017), do desembargador Márcio Vidal (2017-2019), do desembargador Gilberto Giraldelli (2019-2021) e da Gestão do desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (2021-2023).
A segunda parte da obra foi dedicada à abordagem de alguns temas que se mostraram prioritários: Ações em prol da preservação da Memória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, a Biblioteca do TRE-MT, a Escola Judiciária Eleitoral, a Evolução Tecnológica do TRE-MT Pós-2012 e a Urna Eletrônica.
Na Apresentação do livro, o Grupo de Trabalho dos 90 anos, lembrou que o TRE-MT mereceu destaque nas avaliações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exemplo dos progressivos selos de qualidade conquistados: bronze, prata, ouro e atualmente diamante, o que coloca a Justiça Eleitoral de Mato Grosso como exemplar na realização de investimentos em projetos inovadores.
Toda esta conquista se deveu ao empenho dos administradores e servidores que, frente aos desafios, responderam com competência e determinação.
A historiadora Elizabeth Madureira Siqueira, autora dos dois volumes (1932-2012 e 2012-2022), em seu pronunciamento, fez questão de agradecer a valorosa colaboração do Grupo de Trabalho 90 Anos da Justiça Eleitoral Mato-Grossense, tendo como Presidente: Lener Aparecida Galinari (SBE/SJ), que acompanhou de perto a construção dos textos e sua conferência, e integrada por Gilvan Rodrigues de Oliveira (CED/SGP), Cristiane Manzano Manoel (PRES.), Salomão de Souza Fortaleza (CSE/STI), Jorge Yoshiro Kimura (CSE/STI), Vanessa Brito Rebello (Aposentada), Carlos Luanga Ribeiro Lima (CRE/MT), Andreia Martins de Oliveira (ASCOM), Júlia Viñé (SBE/SJ) e Thiago Malheiros Ribeiro (Zonas Eleitorais), mas também estendeu os agradecimentos ao atual Diretor-Geral, Dr. Mauro Sérgio Diogo e a todos os servidores que nos auxiliaram na elaboração dos textos, fornecendo subsídios específicos de cada área, com especial menção para a Assessoria de Comunicação, cujas notícias serviram de guia na ampliação do entendimento dos temas tratados.
De outro, fica evidente, nos dois volumes, a qualidade editorial a cargo da Entrelinhas, que pensou a obra e a ilustrou com muita competência e sensibilidade.
No encerramento das comemorações do nonagésimo aniversário do TRE-MT, o Presidente desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha agradeceu a presença de todos e disponibilizou o livro para os presentes, os quais foram autografados pela historiadora.TRE-MT