Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Sabino Albertão, que busca reconhecer projetos, atletas, treinadores, instituições e representantes da comunicação esportiva que se destacaram no último ano em Mato Grosso.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de outubro. Para acessar o site. clique aqui.
O processo de inscrição busca identificar todos os projetos e personalidades entre julho de 2023 e julho de 2024. É permitido a autoinscrição. Todos os relacionados serão avaliados por uma comissão que definirá, ao final, a lista de indicados ao prêmio. Serão selecionados três indicados por categoria, e o vencedor será anunciado no dia da premiação, prevista para ocorrer em dezembro deste ano. Além do título, os premiados ganham o troféu Sabino Albertão.
Os interessados têm que informar, no momento da inscrição, o nome do profissional ou instituição indicada por categoria. É importante anexar evidência ou material adicional, como fotos, vídeos, reportagens e documentos.
A premiação conta com 13 categorias:
- Atleta do ano
- Técnico do ano
- Time do ano
- Paratleta destaque do ano
- Gestor do ano
- Federação destaque
- Projeto social do ano
- Projeto paralímpico
- Projeto de iniciação esportiva
- Comunicador esportivo
- Mídia esportiva
- Amigos do esporte
- Hall da fama
Sobre o prêmio
O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, responsável por várias contribuições ao esporte mato-grossense.
Entre as políticas públicas implantadas em sua gestão, estão a criação dos Jogos Estudantis de Mato Grosso, a implementação do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded) e a Lei de Incentivo ao Esporte em Mato Grosso.
Ele também foi professor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), técnico de voleibol e desenvolveu trabalho intenso para criação da Escola Técnica em Cuiabá (hoje Instituto Federal de Educação Tecnológica). Juntamente com mais três professores, elaborou o projeto de implantação da Educação Física na Secretaria de Educação de Cuiabá.
Sabino Albertão Filho morreu em 22 de junho de 2021, em decorrência da Covid-19.