03 de Abril de 2025

JUDICIÁRIO Quinta-feira, 06 de Março de 2025, 09:39 - A | A

POLÊMICA

STF declara inconstitucional lei de MT que punia invasores de terra

O julgamento, conduzido pelo ministro Flávio Dino, ocorreu no último dia 28, com a decisão afirmando que a legislação estadual violava a competência exclusiva da União

Folha do Estado

min flavio dino

 ministro Flávio Dino

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da lei estadual de Mato Grosso que impunha punições a invasores de terra.

 O julgamento, conduzido pelo ministro Flávio Dino, ocorreu no último dia 28, com a decisão afirmando que a legislação estadual violava a competência exclusiva da União.

 A lei, sancionada no início de 2024 pelo governo estadual, estabelecia sanções administrativas para aqueles condenados por ocupações irregulares de terras públicas e privadas, incluindo a proibição de receber auxílios sociais, ocupar cargos públicos ou firmar contratos com o poder público estadual.

 No entanto, para o STF, ao criar novas penalidades além das já previstas pela legislação federal, a norma desrespeitou o equilíbrio do pacto federativo e gerou insegurança jurídica.

 Flávio Dino ressaltou que a imposição de um "direito penal estadual" prejudicava a estrutura federativa do país, destacando o risco de multiplicação de normas semelhantes.

 Com isso, a Lei Estadual nº 12.430/2024 foi declarada formalmente inconstitucional, reafirmando a competência da União em legislar sobre essas matérias.



Comente esta notícia