09 de Setembro de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 10:54 - A | A

CHAPA FORMADA

Tenente coronel da PM será vice de Abilio na corrida pela Prefeitura de Cuiabá

A militar figurava como vice na chapa que era encabeçada pelo empresário Reginaldo Teixeira (NOVO), que recuou da disputa e hipotecou apoio ao pré-candidato do PL

Kamila Arruda - Leia Agora

ten cel candidata

 tenente-coronel Vânia Rosa (NOVO

Apesar de o deputado federal Abílio Junior (PL) ainda fazer mistério quanto a pessoa que irá ocupar o posto de vice em sua chapa rumo a Prefeitura de Cuiabá, nos bastidores a composição é dada como certa. Quem irá ocupar a vaga será a tenente-coronel Vânia Rosa (NOVO).

Ela já figurava como vice na chapa que era encabeçada pelo empresário Reginaldo Teixeira (NOVO). Ele, contudo, recuou de sua pré-candidatura nesta segunda-feira (29) e hipotecou apoio ao projeto político de Abílio. Com isso, o partido novo indicou a militar para compor como vice do congressista na disputa eleitoral deste ano.

O nome da tenente-coronel agrada ao parlamentar, uma vez que atende aos requisitos que ele vinha buscando desde o início: mulher e serviço prestado na Capital.

Atualmente a militar atua no 1º Comando Regional da PM na capital e coordena a Patrulha Maria da Penha. Ela tem 43 anos, natural de Guiratinga, interior de Mato Grosso, é casa e tem dois filhos.

Dentro da corporação, Vânia trabalhou no início de sua carreira no interior do Estado na parte operacional, atendendo todo o Médio Norte e, posteriormente, dedicou boa parte da sua carreira na área de Ensino da PMMT nos cursos de formação de novos policiais (Praças e Oficiais) e também serviu no Colégio Militar Tiradentes na Capital.

Em 2019, a militar se licenciou e por conta própria participou do movimento de militares que foram para Brasília para debater sobre o projeto de Lei 13.954/19 que alterava as regras de Previdência para as Forças Armadas, policiais militares e bombeiros estaduais, atuando de forma que os militares tivessem o menor prejuízo com a Lei que foi sancionado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro no final daquele ano. 

Em reconhecimento pela luta da causa que beneficiou mais de 15 mil militares no Estado, em 2020, a coronel foi convidada para participar da gestão da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso(ASSOF-MT). Dois anos depois, em reconhecimento do seu ativismo político, foi convidada e se lançou deputada estadual, conquistando 1.322 votos.

Além do apoio do Novo, Abílio ainda conta com o PRTB. Os três partidos irão realizar suas convenções partidárias na segunda-feira, dia 5, no Centro de Eventos do Pantanal.



Comente esta notícia