Benedita Pereira, conhecida como Dona Dita, tem 53 anos e leva felicidade a mais de 300 famílias com o projeto “Sopão Solidário Amor de Mãe”, servido toda quinta-feira a partir das 18h, no bairro Jardim Novo Paraíso 2, em Cuiabá.
Ao Primeira Página, ela conta que viveu uma trajetória de vida muito triste, mas de superação. Benedita lembra de uma época em que trabalhou em um comércio localizado na MT-251, estrada que liga Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães. Ela conta que se alimentava de doações, quando recebia marmitas e as guardava para comer em casa com a filha. “Com fome, você não dorme”, conta com tristeza na voz.
Decidida a mudar a sua realidade e a de outras pessoas, começou a pedir alimentos para os vizinhos e amigos, para também distribuir sopão aos mais necessitados. No começo, ela conta que atendia somente as crianças do bairro.
Fazia os alimentos em uma cozinha humilde de madeira e com um fogão à lenha. Benedita relembra que as mulheres grávidas pediam comida, mas como era pouca quantidade que ela fazia – já que o foco era alimentar apenas as crianças, dava um jeito de doar, nem que fosse, um copo de sopa. “Elas saiam alegres”.
Com a chegada da pandemia, as produções tiveram que parar de vez. No entanto, como boa brasileira, Benedita continuava com o seu sonho de fazer sopa para alimentar as famílias carentes.
Virada de chave
“Sonho que se sonha só, é um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade“. A canção de Raul Seixas retrata a trajetória de Dona Dita, que viu sua força aumentar quando conheceu pessoas dispostas a ajudá-la na missão de fazer de tudo para que ninguém ao seu redor dormisse com fome.
A jornalista Katiuscia Manteli, presidente da Associação Amigos Motivados Pelo Amor e Respeito ao Próximo (Amar-MT) e vereadora eleita por Cuiabá este ano, a inscreveu no Festival Braseiro. Ela então ganhou panelas, mesa, um fogão industrial de alta pressão e um cheque no valor de R$ 22.289,00.
“Sem ajuda de amigos, vizinhos e projetos como o Amar MT, nada disso teria se realizado. Os elos que construímos durante a vida, fortalecem a esperança, inspiram os desejos e dão apoio nos melhores e piores momentos”.
Propósito
Acolher, aproximar e alimentar as pessoas sempre foi o desejo de Dona Dita. Após sentir a dor da fome, o que nenhum ser humano deveria passar, luta até hoje para que as pessoas não vivenciem a mesma experiência.
Além do sopão, o grupo realiza eventos comemorativos e conta com doações para fazer a alegria da criançada. No próximo sábado (19), serão distribuídos bolo, doces, cachorro-quente e demais guloseimas para celebrar o Dia das Crianças – comemorado no dia 12 de outubro.
Interessados em ajudar o projeto, podem entrar em contato pelo telefone: (65) 9912-6234.