03 de Abril de 2025

VARIEDADES Terça-feira, 25 de Março de 2025, 15:51 - A | A

Jejum

Quaresma offline: católicos aderem ao jejum de redes sociais por 40 dias

Agora, uma nova tendência é o jejum de redes sociais durante a Quaresma. A ideia é se distanciar do mundo virtual e se aproximar daquilo que eles mais acreditam: a fé católica

Marcos Moreira e Nathalia Okde

tela celular app

 

O período da Quaresma, que segue até o dia de 17 abril para os católicos, esse é um período de jejum, oração e abdicação. Muita gente deixa de consumir carne vermelha, outros, refrigerante, chocolate, bebida alcóolica, enfim, abdicam de algo que gostam muito.

Agora, uma nova tendência é o jejum de redes sociais. A ideia é se distanciar do mundo virtual e se aproximar daquilo que eles mais acreditam: a fé católica.

Moradora de Sinop (MT), a 503 km de Cuiabá, Antônia é católica de berço e, há três anos, faz jejum de redes sociais durante a Quaresma. Uma penitência que, segundo ela, nunca foi fácil.

No meu primeiro ano, quando fiz lá em 2022, eu não consegui fazer completa. Acabei voltando para as redes sociais e não cumpri minha penitência. Em 2023, eu sofri muito fazendo a Quaresma e já voltei logo no domingo de Páscoa: Jesus ressuscitou, e já estava com Instagram ativo. Nos outros anos, não. Eu demorei um pouquinho mais dias e controlei melhor o meu tempo”, relata Antônia.

A administradora não é influencer, mas já reúne mais de 7 mil seguidores e um seleto grupo de melhores amigos em suas redes sociais. Apesar do desafio de se desconectar, ela garante que o esforço vale a pena.

A gente foca mais na oração. Eu procuro rezar mais, fazer mais visitas ao Santíssimo, dar atenção à família, coisas que a gente acaba não conseguindo fazer. Quando tiramos 20 minutos para mexer nas redes sociais acabamos passando horas ali. É assim que tento me monitorar, fazendo mais leituras”, detalha.

Catedral Sagrado Coração de Jesus vista do alto. (Foto: Reprodução/ Lucas Diego/ Assessoria)
Catedral Sagrado Coração de Jesus vista do alto. (Foto: Reprodução/ Lucas Diego/ Assessoria)

Já a estudante Gabriela Bortollussi, também moradora de Sinop, escolheu este ano três penitências para esse período de Quaresma: sem refrigerante, sem banho quente e, pela primeira vez, está ficando longe do Instagram, a rede social preferida dela. Ela até excluiu o aplicativo.

“Está sendo desafiador. Nós temos o hábito de normalmente chegar em casa e abrir o celular direto na rede social, e eu me pego às vezes no automático deslizando para onde tinha rede social e entrando, e aí meu cérebro lembra que não tenho mais o aplicativo, não tem mais como usar, e aí tenho que direcionar a atenção para outra coisa”, conta a estudante.



Comente esta notícia